Horizontes da Encenação
Percursos pedagógicos e processos de criação no campo da encenação
O projeto
Um projeto de pesquisa dedicado a investigar percursos de ensino da encenação e processos criativos de encenadores a fim de identificar nessas práticas procedimentos, estratégias e reflexões que contemplem aspectos artístico-pedagógicos que possam contribuir para o ensino da encenação no século XXI. Entre as questões que investigamos, destacam-se: como construir metodologias para o ensino da encenação? O que se espera da prática da encenação no contexto da graduação? Existem técnicas e procedimentos já consolidados que podem ser revisitados? Quais procedimentos pedagógicos ajudam os/as estudantes a desenvolverem poéticas próprias? Como os/as estudantes agenciam um processo de criação? Quais elementos as criações online produzidas na situação de isolamento social podem oferecer à prática e ensino da encenação? Ao abraçar a estreita relação entre prática e teoria, o projeto focaliza o fazer artístico-pedagógico, se distancia de abordagens historiográficas ou de revisão de literatura e compreende o próprio fazer do artista-pesquisador-docente como plataforma de reflexão capaz de retroalimentar e aperfeiçoar os processos de ensino da encenação na atualidade, em especial no curso de Teatro-Licenciatura do ICA-UFC.
Nosso trabalho
Intercâmbios entre teoria e prática e entre sala de aula e sala de ensaio
Análise de processos de ensino da direção teatral
Análise de processos criativos no campo da encenação
Encontros, palestras e produção de conhecimento
Equipe
Coordenação
Prof. Dr. Francis Wilker
Professor efetivo do curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Diretor teatral, curador e pesquisador.
Integrante - pós-graduação
Jander Alcântara
Mestrando pelo PPGARTES - ICA - UFC. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Ceará. Encenador e dramaturgo do Coletivo Toca da Matraca em Sobral - Ceará. Pesquisa as relações dramatúrgicas do espaço urbano no processo criativo na obra cênica.
Integrante - graduação
Cosmo Almeida
Produtor cultural, ator, graduado do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Ceará e integrante do Grupo Galhofo. Desenvolve trabalhos de produção cultural no campo das artes cênicas desde 2018, realizando eventos tais como: Mostra MOTE TEATRO (2018) e Mostra Nas Terras do Cariri (2020).
Integrante - graduação
Jupe Vasconcelos
Artiste trans não binárie que pesquisa a encenação a partir das sonoridades na cena teatral e audiovisual. Faz graduação em Teatro-licenciatura na Universidade Federal do Ceará (UFC) e é parte atuante dos coletivos Cambada de Teatro e Grupo Galhofo
Integrante - graduação
Tatiane Sousa
Graduanda em Letras e Teatro, pela Universidade Federal do Ceará. Artista da cena e Poeta. Investiga experiências encenativas e dramatúrgicas para o Teatro de Animação.